Projeto Educação das Pessoas com Deficiência em Tempos de Pandemia no Espírito Santo
Financiado pela Fundação de Apoio à Pesquisa do Espírito Santo (FAPES), o projeto objetiva investigar os impactos da pandemia da COVID-19 na educação das pessoas com deficiência no estado do Espírito Santo. Para tanto, a pesquisa busca analisar/acompanhar a situação escolar dos estudantes com deficiência no contexto da pandemia da COVID-19, assim como monitorar os dados populacionais e socioeconômicos relacionados a esse público lançados no painel Covid-ES. Além disso, serão identificadas as estratégias de ensino-aprendizagem utilizadas pelos docentes no processo de escolarização desses discentes durante o ensino remoto no estado.
A pesquisa tem como base teórica a perspectiva histórico-cultural de Vigotski e a pedagogia histórico-crítica de Saviani. Em relação aos procedimentos metodológicos, busca-se desenvolver uma pesquisa baseada na análise documental da legislação, de manuais e orientações, além da realização da coleta de informações em jornais circulantes (papel e web), blogs de comentaristas e dados estatísticos veiculados em diferentes meios de comunicação.
Dessa forma, espera-se organizar e, posteriormente, disponibilizar para a sociedade em geral um guia de orientação contendo sugestões de recursos de tecnologia assistiva para realização do trabalho docente com estudantes com deficiência e publicizar práticas inclusivas para esses sujeitos, auxiliando assim no processo de ensino-aprendizagem durante e pós-pandemia.
Coordenação científica: Prof. Dr. Douglas Christian Ferrari de Melo